Auxílio Doença 2022

Os trabalhadores que contribuem com o INSS mensalmente, tendo carteira assinada ou não, têm direito ao auxílio doença 2022. O auxílio doença 2022 é uma espécie de salário que é pago para o trabalhador que precisar se ausentar do trabalho por mais de 15 dias, pois está impossibilitado de realizar suas atividades cotidianas.

Auxílio Doença 2022
Auxílio Doença 2022

Conheça também:

Auxílio Doença INSS

Por se tratar de um benefício provisório, em condições de incapacidade provisória dos trabalhadores, o auxílio doença é pago enquanto o trabalhador não está apto a realizar suas funções cotidianas. Entretanto, por ser provisório ele não pode ser acumulado com outras fontes de renda, e caso o trabalhador veja que sua condição de saúde não melhora e ele não poderá voltar a executar suas funções normalmente, ele pode solicitar a aposentadoria por invalidez, que é um auxílio vitalício.

Auxílio Doença: quem tem direito ao benefício

Embora seja provisório, o trabalhador que sofreu um acidente e precisa solicitar o auxílio doença deve cumprir alguns requisitos, como:

  • Não estar apto para realizar suas atividades cotidianas do ambiente de trabalho, mesmo que seja capaz de realizar outras atividades;
  • Ter pago a guia do INSS por pelo menos 12 meses, estar com a situação de pagamento regular e ter qualidade de segurado do INSS;
  • Ter pago a guia do INSS por menos 12 meses, mas ter sofrido o acidente no ambiente de trabalho;
  • Estar há mais de 15 dias afastado do trabalho por conta do acidente (até o 15º dia de afastamento é de responsabilidade da empresa auxiliar financeiramente o trabalhador);
  • Passar por perícia médica, para comprovação da condição de inaptidão.

Requerimento Auxílio Doença 2022

Para poder solicitar o auxílio doença é necessário cumprir os requisitos citados, e realizar o requerimento através da plataforma digital do site do Meu INSS (como será mostrado no decorrer do texto). Todo o processo de requerimento é feito de maneira online, mas é necessário agendar uma perícia médica presencial, na qual o solicitante irá passar por uma análise, sendo essa a etapa decisiva para a concessão do benefício.

Continue lendo sobre a Previdência Social:

Auxílio Doença 2022 – Valor

O valor do auxílio é 91% do valor calculado com base na média dos salários base de contribuição de 80% do período de contribuição. Por exemplo, se a média salarial de contribuição de uma pessoa é de R$1000,00, o seu benefício será de R$910,00.

Esse valor é calculado pelo INSS, com base no banco de dados de contribuições passadas do solicitante do auxílio.

Agendar Auxílio Doença

Para solicitar o auxílio doença é necessário fazer todo o processo de agendamento através do site do Meu INSS, para isso basta que o solicitante:

  • Acesse o site do Meu INSS (disponível em: https://meu.inss.gov.br/central/#/) e realize o login com a sua senha cadastrada;
  • Caso ainda não seja cadastrado, selecione a opção “Cadastrar” e preencha o formulário disponibilizado no site;
  • Selecione a opção “Agendamentos/Requerimentos”, depois “Benefícios por incapacidade” e por fim a opção “Aeronauta Gestante – Auxílio-Doença”.

Para concluir o agendamento basta preencher o formulário disponibilizado pelo site. Esse processo de agendamento também pode ser feito através do aplicativo Meu INSS.

Resultado Perícia INSS – Auxílio Doença

Como mencionado anteriormente, a perícia médica 2022 é necessária para a concessão do benefício. Após o agendamento e realização da perícia, o resultado é divulgado na página inicial do Meu INSS (página que abre após o login) na aba “Resultado de Benefício por Incapacidade”.