Dissídio 2023
Anualmente, os salários mínimos 2023 são reajustados, e algumas categorias trabalhistas também reajustam o seu piso salarial, ou seja, o valor mínimo que devem receber para trabalhar. Quando há um conflito entre o empregador e o empregado por conta deste reajuste, ou por conta de outros gastos como vale alimentação ou transporte, ocorre o que é chamado de dissídio 2023. Nesse caso, o conflito é resolvido juridicamente. Entenda abaixo mais sobre o dissídio 2023.

Veja também: Décimo Terceiro Salário 2023.
O que é o Dissídio Salarial?
Embora a expressão dissídio salarial signifique desacordo e diga respeito a um conflito salarial, o termo é comumente usado no ambiente de trabalho também para se referir quando há um acordo de reajuste salarial entre empregado e empregador, mas sem a necessidade de processo jurídico.
Sendo assim, o dissídio salarial é comumente usado como sinônimo para reajuste salarial. O dissídio salarial pode ser calculado através de uma fórmula simples que será trazida no decorrer do texto.
Dissídio 2023
Periodicamente, cada categoria trabalhista entra em contato com o empregador para possíveis reajustes salariais ou de benefícios, como vale transporte. Entretanto, quando há conflitos a justiça é acionada, onde ocorre o dissídio
Porém, esse dissídio não é necessariamente promovido apenas pelo sindicato da categoria profissional, podendo ser também chamado de dissídio coletivo ou individual. Quando o dissídio é individual o próprio empregado entra na justiça do trabalho, movendo uma ação judicial contra o empregador.
Caso o trabalhador veja que o reajuste salarial 2023 não está de acordo, pode entrar com o dissídio individual, para garantir que o reajuste seja estabelecido por lei. Para calcular qual o valor do salário mínimo de 2023 basta aplicar o salário reajustado na fórmula de cálculo da taxa de dissídio.
Dissídio Coletivo
Como mencionado anteriormente, o dissídio pode ser individual ou coletivo. No caso do dissídio coletivo, o sindicato do trabalhador entra com uma ação, como ocorreu no ano de 2023, em que algumas categorias promoveram um dissídio coletivo, como foi o caso de professores da rede municipal de ensino que não haviam recebido um reajuste salarial.
O dissídio coletivo é importante pois algumas leis trabalhistas são definidas através de acordos firmados pelo sindicato da categoria, por isso o reajuste salarial muitas vezes é com base nesses acordos.
Cálculo Dissídio 2023
Caso o trabalhador queira calcular quanto foi a porcentagem de seu reajuste salarial para ver se está ou não de acordo é possível calcular utilizando como base o seu salário mínimo 2023 atual. Para descobrir essa porcentagem e calcular o dissídio basta:
- Determinar o seu salário atual (SA);
- Determinar o seu salário reajustado (SR);
- Percentual do aumento (PA).
Após determinar esses valores basta aplicar na fórmula: SR = SA + (SA x PA).
Essa fórmula pode ser usada pelas empresas que desejam calcular o salário reajustado utilizando apenas o percentual de reajuste, mas também pode ser usado por trabalhadores e sindicatos para calcular qual o valor do reajuste com base no novo salário anunciado. Caso o percentual de reajuste não seja aceito por ambas as partes, há a necessidade de se entrar com um processo trabalhista. No caso dos profissionais que não possuem sindicato, o dissídio individual é indicado.