Contracheque GDF 2024: Comprovante, Portal do Servidor

O contracheque GDF 2024 consiste em um desses extratos, sendo de exclusividade dos servidores do Governo do Distrito Federal. Neste texto, listamos tudo o que você precisa saber sobre o contracheque GDF 2024. Leia e saiba mais!

O contracheque (ou holerite) é o principal documento comprobatório que um trabalhador pode apresentar. Esse recibo contém as especificações a respeito da remuneração que a pessoa recebe, descrevendo tanto o valor líquido quanto o valor bruto do salário, além das deduções que são efetuadas do valor original.

Contracheque GDF 2024
Contracheque GDF 2024

GDF contracheque

O contracheque GDF 2024 cumpre a função de quaisquer demonstrativos salariais. Ou seja, consiste em um documento legal, obrigatoriamente emitido pela empresa ou pelo empregador, que descreve os vencimentos do funcionário:

  • Quantia líquida recebida
  • Contribuições destinadas à previdência
  • Seguros
  • Impostos
  • E demais deduções;

Então, o contracheque do GDF específica o valor a ser recebido pelo servidor público do DF após as subtrações devidas.

O holerite é de suma importância para a empresa e para o empregado. Para a primeira, o documento mostra-se bastante útil para o controle contábil, enquanto para o segundo, o extrato serve como comprovante de renda e para o controle pessoal.

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Como acessar o portal do servidor GDF

No portal do servidor do GDF, o colaborador poderá acessar o seu contracheque, além de outros documentos e serviços. Para entrar na plataforma, siga o passo a passo abaixo.

  • Entre no SIGRHNet (Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos), clicando aqui;
  • Caso você não possua uma senha ou tenha esquecido a sua anterior, clique em uma das opções disponíveis;
  • Informe o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Autentique o captcha (antispam) solicitado, inserindo o código indicado;
  • Clique em “ok” para enviar a sua solicitação;
  • Indique como você deseja receber a sua senha (ela pode ser enviada no e-mail cadastrado no ou aparecer na tela – para a última opção, serão solicitados mais alguns dados pessoais);
  • Retorne à página inicial, informe o seu CPF novamente, a senha que você obteve e realize o seu login clicando em “ok”.

Vale ressaltar que na opção em que a senha aparece na tela, se o servidor inserir os dados solicitados erroneamente por três vezes, essa alternativa é bloqueada. Portanto, é importante manter o e-mail atualizado na plataforma, pois ele é a única opção restante caso a outra seja bloqueada.

Como emitir o contracheque GDF

Para emitir o holerite atual ou a segunda via de um dos extratos anteriores, o servidor deverá, antes de tudo, estar logado no portal do SIGRHNet.

Após realizar o login, basta clicar em “contracheque” e indicar o mês e o ano desejados. Depois, clique em “visualizar contracheque”, e, caso deseje, solicite a impressão do comprovante.

Informações para autenticar o contracheque

Normalmente, a autenticação do contracheque é utilizada por instituições financeiras e afins que desejam comprovar se a pessoa realmente é uma servidora pública e se o holerite apresentado por ela é verídico.

Todos os contracheques do GDF possuem um código único de autenticação. Então, para confirmar a veracidade de algum extrato emitido pela plataforma, basta que o interessado acesse o portal de autenticação do DF, informe o código único e os demais dados solicitados.

Vale lembrar que a prévia do contracheque não tem como ser autenticada, uma vez que não é o holerite definitivo e que pode, portanto, sofrer alterações.

Prévia do contracheque GDF

A prévia do contracheque é um demonstrativo temporário. O documento é disponibilizado antes do holerite oficial e, consequentemente, antes do dia de pagamento.

Por meio desse extrato, o servidor poderá saber quanto receberá depois de serem realizadas as deduções e terá a chance, caso deseje, de solicitar alguma alteração.

Recadastramento GDF

O recadastramento dos servidores do GDF é solicitado com frequência, a fim de manter os dados atualizados.

Esse procedimento é realizado pela plataforma do Recado (Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados).

É importante ressaltar que o colaborador deve ficar atento às notificações de recadastramento, pois caso as informações não sejam atualizadas, o salário pode ser bloqueado temporariamente.

Para os servidores inativos, o recadastramento e a prova de vida são solicitadas uma vez por ano, de acordo com o mês de aniversário dos beneficiários. A instituição responsável por essa atualização é o Iprev – DF (Instituto de Previdência do Distrito Federal).

Canais de atendimento

Caso o colaborador precise de um serviço que não é oferecido pela plataforma ou precise de outras informações, ele pode se dirigir à unidade física do Portal do Servidor. O endereço é: Palácio do Buriti, Praça do Buriti, Brasília – DF.

Vale ressaltar que para servidores inativos, o endereço é outro. E, além da unidade física, eles podem contatar o órgão responsável (Iprev-DF) pelo telefone ou pelo e-mail disponibilizado.  Veja esses dados abaixo:

  • Endereço físico: SCS Quadra 09, Torre B, 1° andar, Parque Cidade Corporate, Asa-Sul, Brasília – DF;
  • Endereço eletrônico: [email protected]
  • Telefone de contato: (61) 3105-3446.
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