Certidão FGTS 2022: Para que Serve, Como Tirar, Consulta

Ao solicitar algum serviço relacionado ao FGTS, o provedor costuma a pedir a certidão FGTS 2022. Em condições normais esse documento é exigido para a verificação de pendências na conta do Fundo de Garantia.

Por isso, se você usa bastante o FGTS para aceder alguns serviços, vale a pena saber consultar este Fundo – veja como fazer a verificação de forma simples e acessível nos próximos tópicos deste post.

Certidão FGTS 2022
Certidão FGTS 2022

O que é e para que serve a certidão do FGTS

A certidão de FGTS ou Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND) é um documento que contem informações referentes aos depósitos que são feitos mensalmente pelo empregador. Verificado o documento é possível constatar se a empresa está fazendo ou não o pagamento do FGTS 2022 na conta de seus empregados.

Por essa razão, a certidão é requisitada por algumas instituições de crédito que dão financiamento ao empregado com base no valor do Fundo. Em caso de comprovação do presença do fundo depositado pelo empregador, o agente de crédito tem mais garantias na hora de conceder o empréstimo.

Como Tirar a CRF/CND FGTS

Para tirar o FGTS ou CND é preciso ter em mãos o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do empregador ou do Cadastro Específico do INSS (CEI). Siga as etapas apresentadas abaixo para conseguir retirar a certidão:

  • Comece por acessar o site oficial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Com a página completamente carregada, continue clicando no menu <<Sou Empregador>>;
  • Depois disso, clique na opção <<O que é regularidade para com o FGTS?>>;
  • Na tela que será exibida, clique no item que diz <<Consultar Certificado de Regularidade do FGTS – CRF>> e depois em <<Consultar CRF>>;
  • Continue inserindo o seu CNPJ ou o CEI do empregador. Deixe o campo da UF em branco, ao menos que você queira fazer a consulta usando o CNPJ básico;
  • Prontos! Na próxima página já terás acesso a dados referentes a regularidade da empresa no pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Para emitir uma cópia do documento clique em <<Obtenha o Certificado de Regularidade do FGTS – CRF>>.

Note que depois de emitido, o certificado de regularidade do FGTS – CRF tem um prazo de validade de 30 dias. Não deixe de conferir ainda:

Consulta Certidão FGTS pelo Telefone

Infelizmente nem sempre é possível consultar a Certidão FGTS através do site oficial do fundo. Devido a falta de acesso a internet ou um dispositivo capaz de executar esse processo, você pode em algum momento precisar de uma alternativa para consultar o FGTS.

Atualmente existe uma central de atendimento por telefone que possibilita a consulta, o contato é o 0800 726 0207. Essa linha fica disponível 24 horas por dia para quem pretende obter informações gerais.

O suporte por um dos atendentes da Caixa Econômica Federal opera de segunda a sexta-feira, das 8h as 22h. Aos sábados também é possível falar com alguém do suporte para consultar o estado do FGTS ligando entre 10h e 16h.