Como Sacar FGTS 2024: Quem pode sacar, FGTS para empregado doméstico
Como Sacar FGTS 2024 – Todo mês o empregador precisa depositar na conta FGTS do empregado um valor correspondente a 8% do salário de seu trabalhador. Em alguns ocasiões especificas, a Caixa permite que os cidadãos que possuem algum valor na conta do Fundo de Garantia descubram Como Sacar FGTS 2024 do mesmo para servir de auxílio.
Para ter acesso ao fundo é preciso saber Como Sacar FGTS 2024, e neste post decidimos trazer um conteúdo que vai ajudá-lo a retirar essa quantia. Acompanhe!
Conteúdo do Artigo
Quem pode Sacar o FGTS
Quem pretende sacar o fundo de reserva do empregado – FGTS – precisa antes de mais nada ter o direito de receber o valor. As leis que regem o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço estabelecem que só pode sacar o fundo quem estiver num dos seguintes grupos:
- Trabalhadores intermitentes;
- Atletas que atuam profissionalmente (jogadores e futebol, basquetebol e mais);
- Empregados que atuam segundo a CLT;
- Empregados domésticos;
- Operários rurais que labutam somente durante o período da colheita;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores avulsos;
- Trabalhadores urbanos contratados por um período determinado.
Ao qualificar para a retirada do FGTS, o empregado pode consultar o valor do fundo através da internet pelo site da Caixa Econômica Federal. Para verificar é necessário conhecer o seu número NIS/PIS 2024.
A consulta FGTS também é possível por meio do aplicativo desenvolvido para smartphone iPhone e Android. Saiba ainda como tirar a Certidão FGTS 2024 e confira a situação do seu Fundo de Garantia.
Como sacar o FGTS
Se na consulta FGTS o empregado constatar a presença de saldo na sua conta, o mesmo poderá fazer o saque do valor usando uma das alternativas aceitas pela Caixa. Confira abaixo as possibilidades existentes dependendo do valor do saque:
- Até R$ 3.000: o beneficiário pode retirar o valor no Caixa eletrônico usando o cartão do cidadão ou apenas a senha; numa das unidades de atendimento correspondentes da Caixa ou casa lotérica apresentado um documento oficial com foto, como o RG.
- Acima de R$ 3.000: o empregador pode sacar o FGTS apenas nos caixas eletrônicos localizados dentro de uma agência bancária da CAIXA. Para retirar o valor é preciso ter um documento de identificação com foto, pode ser o RG ou passaporte.
No caso de empregados que tem o aplicativo da Caixa e cadastro ativo, o banco permite que usem essa recurso para transferir o valor do FGTS Para uma conta da sua escolha.
Saiba ainda como funciona:
FGTS para empregado doméstico
Instituída em 2013 no regime facultativo, o recolhimento do FGTS para o empregado doméstico passou a ser obrigatório em outubro de 2015. Sendo que para ser considerado empregado doméstico é preciso estar prestando serviços de forma contínua por mais de 2 dias da semana. Faz parte desse grupo o motorista, mordomo, governanta, babá, jardineiro, copeiro, arrumador, entre outros.
Note que o valor do FGTS é o mesmo recolhido nas demais classes trabalhistas, ou seja, o empregador deve recolher 8% mensalmente e depositar na conta do seu empregado. O trabalhador doméstico também pode retirar o fundo por uma das alternativas apresentadas anteriormente neste post.