CPEX Contracheque 2022: Como Fazer Login, Cadastro

O contracheque CPEx 2022 (Centro de Pagamento do Exército) é um desses demonstrativos, sendo de uso exclusivo dos militares, dos servidores civis e dos pensionistas do exército. Neste artigo, listamos todas as informações e os tutoriais que você precisa saber sobre o contracheque CPEx 2022. Veja mais a seguir!

O demonstrativo de pagamentos, mais conhecido como holerite ou contracheque, é o documento que os trabalhadores utilizam para comprovar que possuem uma fonte de renda fixa. Esse extrato especifica e detalha os vencimentos do empregado, pormenorizando os valores líquido e bruto, além das deduções a serem realizadas.

Cadastro CPEX

Para ter acesso aos serviços da plataforma do CPEx, o pensionista, militar ou servidor deverá se cadastrar no portal. Abaixo, enumeramos o passo a passo para a realização desse cadastro.

  • Acesse o portal do CPEx, ao clicar neste link;
  • Clique no botão vermelho (“esqueci a senha”);
  • Informe os dados que serão solicitados (CPF e código de validação) e clique em “enviar”, para que uma senha provisória seja enviada no e-mail cadastrado;
  • Acesse o seu e-mail (caso a mensagem não esteja na caixa de entrada, dê uma olhada no spam e na lixeira) e verifique a senha enviada;
  • Volte à página de login, informe a senha provisória e os demais dados;
  • Altere a senha provisória por uma senha definitiva;
  • Confirme se os seus dados estão devidamente atualizados.

✅ Confira também:

Vale lembrar que os pensionistas que vão realizar o seu primeiro acesso na plataforma deverão, em primeiro lugar, cadastrar o seu e-mail no portal do SICAPEx (Sistema de Cadastramento do Pessoal do Exército). Após realizar esse cadastro, o beneficiário pode realizar o login como descrito acima.

Outro ponto a se ressaltar é que alguns provedores (UOL, Bol, Zipmail, R7 e Terra) não recebem o e-mail de recuperação/criação de senha, pois esses servidores bloqueiam automaticamente as mensagens eletrônicas, por confundi-las com spam. Nesse caso, a pessoa deverá contatar a central de atendimento do CPEx.

Como fazer login para acesso ao CPEX

Para realizar o login no portal do CPEx, o colaborador deverá, primeiramente, efetuar o cadastro na plataforma, como descrito acima. Tendo feito isso, basta acessar o portal, clicar no botão “acesse”, informar o seu CPF, informar a sua nova senha e clicar em “entrar”.

Contracheque

Os militares e pensionistas podem emitir o seu contracheque de dois modos: nos terminais de autoatendimento bancários e na página do CPEx.

Para imprimir o documento utilizando o autoatendimento, basta se dirigir a uma das agências de seu banco portando o seu cartão e os dados a respeito da sua matrícula (número identificador, mês e ano).

Para realizar esse procedimento virtualmente, o passo a passo também é bastante simples, além de rápido e prático. Veja-o exemplificado abaixo.

  • Acesse o site do CPEx;
  • Efetue o login na plataforma, assim como foi explicado acima;
  • Clique em “contracheque”, opção localizada no canto esquerdo da tela;
  • Informe o ano e o mês que você deseja visualizar;
  • Clique em “consultar” e, caso seja necessário, imprima o demonstrativo.

Contracheque do SIPPES

O SIPPES (Sistema de Pagamento de Pessoal do Exército Brasileiro) é a plataforma de pagamento mais recente do CPEx. O sistema foi implementado pouco a pouco ao portal, a fim de que a sua versão final não apresentasse falhas e que fosse majoritariamente aprovada pelos seus usuários.

Atualmente, o SIPPES é o único sistema utilizado pelo CPEx, tendo substituído completamente o antigo modelo (SIAPPES). Logo, para obter o contracheque do SIPPES, basta seguir o tutorial que foi explicado anteriormente.

APP CPEX

Com o intuito de facilitar a vida dos seus colaboradores, o CPEx lançou um aplicativo. O software oferece os mesmos serviços disponibilizados no site de forma mais dinâmica. Para instalar esse aplicativo, basta que o militar, pensionista ou servidor siga o passo a passo abaixo.

  • Acesse o portal do CPEx pelo navegador do seu celular;
  • No menu, localizado na parte esquerda da tela, clique em “app”;
  • Caso não apareça automaticamente a opção de instalar o aplicativo, inicie de forma manual essa instalação, clicando em “instalar aplicativo”. Para iOS, clique em “adicionar à tela de início”;
  • Informe os dados solicitados para o acesso e realize o seu login no app.

O próprio CPEx disponibiliza um tutorial para a instalação do aplicativo. Para acessá-lo, entre no portal do CPEx, clique em “tutorial do app” (opção localizada no menu inicial da página), e baixe o PDF com todo o passo a passo.

✅ Continue Lendo:

Canais de comunicação CPEX

Caso tenha restado alguma dúvida, o colaborador ou beneficiário poderá entrar em contato com um dos canais de comunicação que o CPEx disponibiliza, ou ir diretamente à sede da central, caso a pessoa resida no Distrito Federal.

Veja o endereço e os demais meios de contato abaixo.

  • Unidade física: Quartel-General do Exército (QGEx) – Bloco I – 4º andar, Setor Militar Urbano (Brasília – DF);
  • Telefones de contato: (61) 2035-3778/2035-3685/2035-3686/2035-3687;
  • Formulário de atendimento.