Salário Maternidade Rural 2024: Qual o valor? Como Funciona?
O salário maternidade rural 2024 é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para os trabalhadores rurais que tiveram que se afastar da atividade laboral por motivo de nascimento de filho, adoção, aborto não criminoso ou guarda judicial para fins de ação. Quer saber um pouco mais sobre o salário maternidade rural 2024? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo do Artigo
Salário Maternidade Rural 2024
O salário-maternidade rural é destinado para trabalhadoras que exercem atividade laboral na zona rural. O principal objetivo do benefício é garantir que os segurados afastados da atividade laboral na zona rural tenham tempo reservado aos cuidados da criança recém-nascida ou adotada e também consigam cumprir com suas despesas básicas.
Para ter acesso ao salário maternidade rural, não é preciso comparecer a uma agência do INSS. Nesse caso, a solicitação e o recebimento do salário-maternidade podem ser realizados diretamente da internet.
Vale ressaltar que, para dar entrada ao salário-maternidade rural, é necessário apresentar:
- Certidão de nascimento da criança;
- Atestado médico original caso se afaste 28 dias antes do parto;
- Termo de guarda com indicatório de que a guarda é reservada à adoção;
- Nova certidão de nascimento expedida depois da decisão judicial em caso de adoção.
Quem tem direito ao salário maternidade 2024
O salário-maternidade rural 2024 é destinado para os trabalhadores que tiveram que se afastar da atividade por parto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. No entanto, para dar entrada, é preciso ter cumprido a quantidade de meses trabalhados:
- 10 meses: para contribuinte individual, facultativo e segurado especial;
- Desempregados: é preciso cumprir a qualidade do segurado e a carência de dez meses trabalhados;
- Isento: para empregado doméstico, trabalhador avulso ou segurado empregado.
VEJA AINDA:
Quantas Parcelas tem o salário-maternidade rural?
O salário-maternidade rural 2024 é pago mensalmente durante 120 dias – ou quatro meses – para casos de parto, natimorto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção, e 14 dias para aborto espontâneo ou previsto em lei.
Portanto, na maioria das vezes, o salário-maternidade é pago em quatro parcelas. Caso os segurados tenham dado entrada no benefício depois dos quatro meses do parto, o INSS realiza o pagamento de uma única vez.
Consulta Salário Maternidade Rural
O pedido do salário-maternidade rural pode ser acompanhado pela internet por meio da plataforma do INSS. A consulta permite que os beneficiários confiram a atual situação do benefício. Em alguns casos, o órgão pode demorar para liberar o benefício, por isso, é preciso acompanhamento constante.
- Acesse o site de “Consulta de situação de benefício” do INSS pelo endereço eletrônico: www.inss.gov.br;
- Na página, clique em “Acompanhar pedido”;
- No “Meu INSS”, selecione a opção “Entrar”;
- Informe o número do CPF e clique em “Próxima”;
- Agora, preencha a senha de acesso do Gov.br e clique em “Entrar”;
- Pronto, o trabalhador rural poderá consultar a situação do salário-maternidade rural.
Valor Salário Maternidade Rural 2024
O valor do salário-maternidade é igual ao salário mínimo 2024, mais um proporcional do 13º salário. Portanto, o valor do salário-maternidade rural é reajustado anualmente junto com o salário mínimo definido pelo Governo Federal.